Qualidade de Serviço
Campus Fronteira Oeste/PL
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores
Disciplina: Análise de Desempenho e Planejamento da Capacidade de Redes
Docente: Manoel
Discentes: Cleitiano Alves Ferreira, Lincoln Mendonça Ordonho, Jose Alcione Ordonho e Lucélia Ribeiro
Qualidade de serviço (QoS)
Pontes e Lacerda – MT,
Março de 2014
QoS
Na qualidade de serviço (QoS), se considera a capacidade de melhorar os serviços trafegados na rede sobre tecnologias de comunicação de redes de dados, como Frame Relay, MPLS, Ethernet, ATM, RSVP, SLA, e qualquer outra que utiliza do protocolo IP.
Em uma explicação mais simplificada de se fazer, QoS significa identificar e tratar de forma diferenciada os tipos de informação que trafegam em uma rede. As redes de telecomunicações, principalmente a rede telefônica, precisam de uma qualidade extrema para manter fiel a comunicação, são redes que operam 24 horas, com alta disponibilidade e que devem oferecem qualidade nos serviços oferecidos de voz e dados. Uma rede de telecomunicação deve ser planejada, o conceito de QoS se aplica também à equipamentos de rede, com isso se objetiva ter uma qualidade melhor e mais previsível, de forma a detectar problemas mais rápido e poder se fazer o reparo o mais rápido possível e manter a qualidade. A implantação de qualidade de serviço na rede é essencial para o sucesso de aplicações avançadas como telemedicinas, teleconferência e voip. Estas aplicações demandam, alem de grande largura de banda, um serviço diferenciado, em muitos casos, é preciso garantir que a transmissão de dados seja feita sem interrupção ou perda de pacotes.
O conceito de Qualidade de Serviço (QoS) é considerado como o efeito coletivo do desempenho do serviço que determina o grau de satisfação do usuário, onde esse qualidade do desempenho de rede (NP) é medida por parâmetros que são importantes para o operador da rede e são