Qualidade de armazenamento de grãos
TRABALHO ESCRITO DO SEMINÁRIO APRESENTADO EM SALA DE AULA SOBRE QUALIDADE DE ARMAZENAMENTO DE GRÃOS.
Guaraí 2011
Faculdade Guaraí – FAG ALISON ALBERTON
TRABALHO ESCRITO DO SEMINÁRIO APRESENTADO EM SALA DE AULA SOBRE QUALIDADE DE ARMAZENAMENTO DE GRÃOS.
Trabalho realizado referente ao Seminário apresentado em sala de aula pra fins avaliativos, da disciplina de Armazenamento de Grão, ministrado pelo Professor: Fernando Barnabé, do curso de Agronomia.
Guaraí 2011
INTRODUÇÃO
A conservação adequada pode manter as características do grão recémcolhido por mais tempo, assegurando o valor comercial do produto estocado. Durante a estocagem dos grãos ocorre a deterioração do produto em si, a qual é gradativa, irreversível e cumulativa, cuja velocidade depende do ambiente, dos seus próprios componentes químicos e da condição física dos grãos no início do armazenamento (SARTORI, 1996). Essa perda de qualidade caracteriza-se por mudanças no sabor, escurecimento do tegumento dos grãos - em algumas cultivares e o aumento no grau de dureza dos grãos, o que resulta em acréscimos no tempo de cozimento (cocção). De acordo com alguns autores, os fatores climáticos (alta temperatura no período de enchimento dos grãos), as práticas de cultivo, o beneficiamento póscolheita e as condições de armazenamento afetam a qualidade dos grãos para algumas finalidades. Desse modo, a conservação adequada pode manter as características do grão recém-colhido por mais tempo, assegurando o valor comercial do produto estocado, qualidade nutritiva, e a garantia de estar livre de contaminação por substancias toxicas liberadas por microrganismos.
1.
ARMAZENAMENTO
Processos deteriorativos têm lugar em grãos de cereais independentemente de como eles são armazenados. Enquanto a gordura animal é neutra quando o animal é morto, o óleo no grão já pode ter sofrido hidrólise quando a grão amadurece e é colhida. Nesta fase a pressão de síntese e quebra