qualidade da água de Florianópolis
E este vasto uso da água só é possível devido ao ciclo hidrológico, o qual esta relacionado ao movimento contínuo da água no ambiente terrestre. Esse movimento é influenciado pela força da gravidade e pela energia do sol. Nos continentes, a água precipitada infiltra e percola no solo ou em rochas podendo formar aquíferos, nascentes, pântanos ou alimentar rios e lagos. Esta água flui lentamente entre as partículas, ou elas podem também escoar sobre a superfície, isto ocorre no caso em que a precipitação é maior do que a capacidade de absorção do solo. Em seguida a água evapora retornando à atmosfera. Em adição a essa evaporação da água dos solos, rios e lagos, uma parte da água é absorvida também pelas plantas. Essas, por sua vez, liberam a água para a atmosfera através da transpiração.
Mas, embora a água seja considerada um recurso de fonte renovável, e o Brasil possua uma das maiores reservas hídricas do mundo, há um déficit em meio a abundância. E esse déficit é consequência do aumento populacional associado ao seu uso irracional.
A escassez dos recursos hídricos tem gerado preocupação e impulsionado à busca de soluções para alternativas para essa diminuição nas reservas de água. Uma dessas soluções alternativas é a captação e aproveitamento da água da chuva. O que traz muitas vantagens como, redução da captação de água em mananciais, do consumo de energia, além de evitar enchentes e erosão local. Entretanto, essa água deve passar por algum tipo de tratamento, e esse tratamento é definido conforme a qualidade que se deseja dessa água.
A qualidade das água pluviais depende da qualidade do ar do local de sua precipitação . Atividades desenvolvidas no local, como agrícolas,