Qualidade Correta
Controle de qualidade é responsável por estabelecer normas e especificações, inspecionar e registrar dados, aplicar técnicas e estatísticas de controle, definir métodos de recuperação, manutenção de equipamentos e ferramentas e prevenção das condições que prejudicam a qualidade.
O controle de qualidade é a verificação da qualidade de um determinado produto, através da exigência do consumidor e as especificações e normas de fabricação, por isso é necessário manter um nível de qualidade para o produto de acordo com os padrões estabelecidos, onde deve ser analisado principalmente dois fatores básicos, o aspecto interno que envolve todos os procedimentos dentro da empresa e o aspecto externo o qual envolve todas as condições e cobranças por parte do consumidor e dos órgãos fiscalizadores. Assim a empresa poderá determinar os seus padrões de qualidade.
Para manter padrões de qualidade é necessário à implantação do controle de qualidade. Quanto maior o nível de qualidade fixado, mais rígido será o controle, mais difícil à produção e o universo de fornecedores, em vista disso os padrões de qualidade devem ser práticos, apresentando limites de qualidade ao qual o produto pode ser fabricado, sendo eles quantitativos e qualitativos.
A inspeção é responsável pela analise do produto, onde o mesmo será avaliado dentro dos padrões de qualidade para que possam ser aprovados ou rejeitados. A inspeção pode ser dividida em atividades, sendo elas a inspeção de matéria prima ou de recebimento onde é realizada a inspeção quando se recebe o material, a inspeção de processo que deve ocorrer com mais profundidade sendo ela realizada automaticamente, pelo operador ou inspetor e a inspeção final que é a inspeção do produto acabado, feita pelo inspetor ou consumidor.
A definição da qualidade do material é submetida ao julgamento do consumidor, o qual devera saber exatamente o que está sendo comprado e se atende aos requisitos necessários, levando em consideração a