Qualidade ambiental
Salvador:
Qualidade Ambiental Urbana de Salvador: uma Avaliação por meio de Pesquisa de Opinião
__________________
1
1.. Introdução
Mensurar a QAU frente aos aspectos ambientais sugere correlações do ser humano frente às inter-relações com o espaço urbano da cidade, a fim de determinar ou exprimir qualidade(s). A coleta de opiniões da população vislumbra a trilogia AFETO-COGNIÇÃOCOMPORTAMENTO, pautada no potencial informativo do espaço do bairro e da cidade do
Salvador, onde a percepção é passada pelo espírito de entendimento ou comportamento das pessoas, suas crenças e conhecimento relativo do lugar, no domínio das suas atividades psíquicas, sentimentais, emocionais e volitivas.
A Pesquisa de Opinião sobre a Qualidade Ambiental Urbana-POQAU aplicada foi do tipo cognitiva - “interface com o usuário” - por meio do uso do computador, adaptando-se um software, em Multimídia, com um questionário estruturado não disfarçado, exceto pela pergunta da ocupação do chefe de família, traduzida como renda. O público alvo foi a população residente ou não em Salvador, com idade superior a 16 anos e alfabetizada.
Outro objetivo ao estabelecer a comunicação entre a população e computador foi avaliar o desempenho deste último. A escolha desta ferramenta se justificou, também, pela exclusão de algumas etapas do trabalho de coleta de dados, a saber: impressão de questionário, aplicação, análise de consistência das informações e validação da digitação.
Escolha
2. Escolha da Amostra
Em Salvador, foram registradas, 1.804.631 pessoas residentes com idade maior que 16 anos pelo censo do IBGE 2000. Como a pesquisa contempla apenas os alfabetizados e 1,84% das pessoas residentes em domicílios permanentes não possuem instrução ou estudaram menos de um ano, chega-se a uma população finita estimada de 1.771.426 habitantes. Assim, a amostra representativa do tipo causal simples para o nível de confiança de 95% é expressa pela Equação (1):
Revista