Qual é o nosso destino final?
NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO
MARIA ROSA MENDES DOS SANTOS
ESCATOLOGIA E NOVISSIMOS I
SÃO PAULO - 2011
QUAL É O NOSSO DESTINO FINAL
O que nos espera depois da vida?
Em todas as religiões e culturas se tenta responder a esta pergunta inquietante. A nossa experiência diária nos confronta de a vida humana terminar. Será que haverá algo que continua depois da morte?
Primeira resposta: O ATEISMO
Depois da morte, diz o ateu, não haverá mais nada. Com a morte tudo termina.
Segunda resposta: O ESPIRITISMO
Os seus adeptos acreditam que, no ser humano, há algo que não morre. Uma alma, um espírito, um cerne imortal. Este espírito, dizem reencarnará depois da morte em outro corpo e num outro contexto social e histórico, para mais uma vivencia nesta terra ou em algum outro planeta.
Terceira resposta: O CRISTIANISMO
A terceira resposta, formulada pela religião cristã em torno as suas ramificações, é bem diferente das duas outras. Mas no centro de sua mensagem, esta resposta recorre à convicção de que há um Deus eterno e cheio de vida.
DEUS RESSUSCITA O SER HUMANO NA MORTE.
Esta convicção, porém, na qual encontramos o cerne e o núcleo central de toda a religião cristã, está sendo questionada hoje em dia por uma indagação que fala em voz cada vez mais alta: Será que se pode acreditar na ressurreição e, apesar disso, manter a idéia de que, depois da morte, haverá sucessivas reencarnações? Que atitude se pode tomar, frente a tais afirmações?
Deus ressuscita os mortos-a grande mensagem de esperança. Em oposição a todas estas concepções religiosas muito diversificadas, a Bíblia formula, no total de seus muitos livros, uma resposta bem diferente e alternativa. Conforme a visão geral, defendida nos textos bíblicos, Deus deu ao ser humano a vida, e no momento quando este ser morre, ele tira a vida, de tal maneira que o homem morre