Qual é a contribuição da tecnologia para o desenvolvimento do trabalho na escola?
Porém um avanço maior ainda se deu com a chegada da internet na escola, onde o aluno pode acompanhar em tempo real as notícias e os acontecimentos do mundo, não ficando assim “isolado” na escola. O professor pode hoje dispor de muitas ferramentas online para dar sua aula e esta ser dinâmica, interessante e até mais fácil do aluno aprender, pois pode dar exemplos reais daquilo que ele quer que os alunos aprendam.
Um outro recurso importantíssimo que os professores dispõe hoje é o conteúdo digital; onde além de um livro digitalizado (esse não é classificado como conteúdo digital de qualidade), os alunos têm acesso a um conteúdo interativo, de simulação ou de vídeo, onde ele pode experimentar, calcular, fazer, refazer, entre outros, e assim construir o seu conhecimento; além de que esses conteúdos podem ser interdisciplinares.
O aluno através desta contribuição tecnológica passa a ser ativo da sua aprendizagem; pois a forma que ele vai trabalhar o conteúdo é que influencia o seu aprender. O conteúdo digital em geral é motivador, invés de uma rotina escolar que durante muito tempo entra na sala, abre o livro e escuta o professor. A metodologia de uma aula digital é interativa e os alunos trabalham muito mais em grupo, discutindo as fórmulas de “como fazer” juntos.
Uma escola que trabalha com tecnologia se fortalece também junto a comunidade, porque ou é um polo de inclusão digital da comunidade ou se fortalece junto a uma comunidade já incluída nessa tecnologia e podem trabalhar juntas a favor da educação de suas crianças e adolescentes.
A tecnologia veio para incrementar os