Qual é a barreira encontrada para a concretização da ética consciente no cotidiano profissional?
Ser ético é ser responsável por suas atitudes, sempre voltado para os valores morais, ser ético é agir, proceder bem sem prejudicar os outros e ser honesto em qualquer situação, e ter coragem para assumir seus erros e decisões, ser tolerante, flexível e humilde. Sabemos que é difícil ser ético em nossos dias. Há muitas situações que nos fazem recuar, outras nos fazem calar.
É aí que encontramos as barreiras para a concretização da ética consciente no cotidiano profissional, pois se fala em Direitos Humanos, Constituição Federal, em Estatutos, em leis trabalhistas, em leis que garantem os direitos do cidadão, no entanto, continuamos a ver privilégios, o não cumprimento de leis, injustiças com a grande maioria da população; por outro lado, ouve-se falar que na sociedade brasileira os assaltos, a delinquência infantil e juvenil, crianças de rua, gravidez na adolescência, prostituição de meninas, criminalidade, assassinatos, tráfico e uso de drogas, corrupção, desemprego, estão crescendo a cada dia, apesar do aumento de policiamento, dos programas de ordem social e ações visando à melhoria das condições de vida do povo brasileiro, o que é motivo de indignação nas pessoas que questionam o cumprimento e o respeito aos direitos do cidadão.
Muitas vezes valores como solidariedade, responsabilidade, afetividade, respeito, honestidade, tolerância, amizade, companheirismo, entre outros, passaram a ser vistos como defeitos e não como qualidades a serem cultivadas e expandidas, valores estes, essenciais à formação do cidadão crítico, autônomo e participativo.
Acredito