Qual o sentido prático, no trecho destacado, de “empirismo e improvisação” ?
O texto afirma que, após a Revolução Industrial, “o crescimento acelerado e desorganizado das empresas gerou uma gradativa complexidade em sua administração e exigiu uma abordagem científica e mais apurada que substituísse o empirismo e a improvisação até então dominantes”. Procure, se necessário, outras referências sobre como funcionavam as indústrias antes da Adminisistração Científica e da Teoria Clássica para responder à seguinte pergunta: Qual o sentido prático, no trecho destacado, de “empirismo e improvisação” ?
Não se havia mais tempo nem dinheiro para se perder com improvisos e testes era necessário utilizar metódos eficazes e agradáveis para ambas as partes, tanto para os chefes e donos de negócios quantos para os trabalhadores da época. As pessoas queriam ser valorizadas afinal já não era sem tempo pois a sociedade vinha sofrendo escravidão e falta de recursos a anos e a modernização se fazia necessaria. Ganhar seu dinheiro, sustento de uma forma digna e lucros sem muitos esforços e sem tanto sofrimento era o que buscavam os estudiosos da época. O tempo da modernização havia chegado e era preciso práticas diarias para melhorar a vida na sociedade cada dia mais. E o ser humano mostrou se tão eficaz que os procedimentos advindos de estudos minuciosos deram certo e foram evoluindo com o passar do tempo nos deixando uma agradável herança. Graças a não conformidade em aceitar e querer melhorar o empirismo e a improvisação do dia a dia do trabalhador foi acabando e hoje temos uma sociedade trabalhadora com falhas sim mas com recursos mais
Polo Boqueirão
SANTOS 2014
justos e menos sofrimentos na labuta para que todos tenham a possibilidade de crescer tanto dentro de uma empresa como ser dono de sua própria. Obrigado aos mentores da Teoria Geral da Administração Taylor, Fayol, Henry e todos e os demais coadjuvantes.