Qual o perfil de gestão na sua escola, quando se trata da forma como as TIC podem contribuir nas suas ações no que se refere ao acompanhamento da docência e orientação pedagógica ao professor?
As possibilidades do uso dastic’s como ferramentas educacionaisestão crescendo e os limites dessa expansão são, até certo ponto, desconhecidos. Embora existam salas de informática, com recursos da multimídia, Internet, ainda, encontramos muitos professores que não utilizam os mesmos em sua ação docente. A sua introdução não deve ser vista pelos profissionais da educação e alunos como imposição, mas como recursos pedagógicos existentes na escola.
Moraes (1998) afirma que a educação escolar, a complexidade da era atual requer do professor uma nova postura. É necessário que este encontre caminhos, coerentes com a realidade atual, que conduzam a uma educação que incentive a autonomia, a criatividade, a solidariedade, a iniciativa, a cooperação e o respeito à liberdade. As novas tecnologias como concebe Moran (2000), podem colaborar com o professor na criação de situações de aprendizagem estimulantes, favorecendo a diversificação das possibilidades de aprendizagem. Porém, é importante explorar todas as possibilidades que as tecnologias podem oferecer. A tecnologia reveste-se de um valor relativo e depende do processo. Ela tem sua importância apenas como instrumento significativo para favorecer a aprendizagem de alguém e poderá colaborar se for usada adequadamente. Moran (2007) argumenta que há necessidade de se redimensionar a estrutura escolar para desenvolver um trabalho pedagógico efetivo com as tecnologias, para ele a mudança de paradigmas e a concepções é inevitável:
Educar é um processo complexo que exige neste momento mudanças significativas. Investindo na formação de professores no domínio dos processos de comunicação envolvidos na relação pedagógica e no domínio das tecnologias, poderemos avançar mais depressa, sempre tendo consciência de que em educação não é