Qual a relação entre a materialidade do design e tecnologia
A relação entre a materialidade do material do design e a cultura material gera uma discussão interessante.
A cultura material está relacionada diretamente ao homem e sua ligação com o objeto/artefato, onde esses objetos são pensados a partir das intenções humanas. “Importante ainda destacar que as interações entre o homem e o objeto não se dão apenas pela satisfação das necessidades funcionais. Características reconhecíveis dos materiais, mas nem sempre verídicas, tanto de ordem prática quanto simbólicas, são emprestados aos objetos que deles são feitos.” (Materialidade do design e cultura material, 9° paragrafo).
Quanto aos matérias usados para a confecção desses objetos, são realizadas pesquisas se a estrutura do material é adequada ao projeto e se será aceito. “A forma material em um artefato é determinada não apenas pelas propriedades físicas da matéria, mas também pelo estilo de representação de uma cultura, entretanto, valores semânticos e simbólicos passam pela escolha adequada dos materiais.” (Materialidade do design e cultura material, 22° paragrafo).
Pensando em materiais, temos na memória coletiva a identificação de vários materiais por nomes e características, mas, começamos a ser “enganados” pela memória, experiência e intuição quando vemos que um material não é bem aquele que achamos que fosse correspondente a sua aparência. “Os objetos da mais recente geração aparecem cada vez mais frequentemente revestidos de uma aparência que nos permitem dizer do que parecem ser feitos, sem no entanto podermos afirmar de que é que são feitos.” (A matéria da invenção, 3° paragrafo, página 35).
Antes de serem usados, os materiais são testados de várias maneiras para conhecer bem suas características e capacidades, além da sua imagem para divulgação de mercado. Mas, afinal, o que é material? “É algo que sob certas condições, se comporta de determinada