Qual a relação entre a percepção e o mito da caverna?
Percepção: Apreensão da realidade ou de uma situação objetiva pelo homem.
Seu resultado: a percepção das cores.
Reação de um sujeito a um estímulo exterior, que se manifesta por fenômenos químicos, neurológicos, ao nível dos órgãos dos sentidos e do sistema nervoso central, e por diversos mecanismos psíquicos tendentes a adaptar esta reação a seu objeto, como a identificação do objeto percebido (ou seu reconhecimento), sua diferenciação por ligação aos outros objetos etc.
Ao estudar o comportamento do consumidor, deve-se levar em conta seus processos cognitivos e sua percepção e, porque não dizer, a percepção de si mesmos. Isto porque é da percepção do consumidor que vai depender, pelo menos de alguma forma sua resposta de consumo. O estudo das características de estímulos é importante nesta área, pois, por exemplo, a freqüência de apresentação dos mesmos influencia sua percepção. O mesmo ocorre com sua intensidade de movimentação. As músicas que acompanham um comercial exemplificam estes aspectos.Observou-se que, se tocados com maior freqüência e intensidade, chamam mais atenção para o que se quer comunicar.
Compreender a percepção consiste em mergulhar na questão que remonta às origens do pensamento ocidental. Platão abordou o problema em suas obras, o que vem servindo de base para discussões sobre o tema, nos últimos dois milênios e meio. Pode parecer estranho voltar a Platão, em um mundo tão diverso, com suas máquinas maravilhosas e conhecimentos acumulados de modo multidisciplinar. Entretanto, Platão continua vivo e legível, por vezes mais e melhor do que as idéias que o mercado nos impõe na chamada pós-modernidade.
Mito da caverna:Imaginemos uma caverna subterrânea onde, desde a infância, geração após geração, seres humanos estão aprisionados. Suas pernas e seus pescoços estão algemados de tal modo que são forçados a permanecer sempre no mesmo lugar e a olhar apenas para frente, não podendo