qual a relacao entre a revolucao francesa e a revolucao industrial
A Revolução Industrial alterou a maneira de viver de grande parte da humanidade. Com o aumento da produção e o intercambio comercial, surge o capitalismo industrial.
Esta Revolução alterou profundamente a vida do trabalhador, provocando inicialmente um intenso deslocamento da população rural para as cidades, com enormes concentrações urbanas.
Na esfera social a Revolução se desdobrava através do surgimento do proletariado urbano. Tendo então, a divisão de classes representada pela burguesia e a nova classe que surgia. Essas classes antagônicas definem a luta de classe, típica do capitalismo.
A parir daí surgem movimentos operários, influenciados pelas revoltas, conseqüência das péssimas condições de trabalho, fome, desemprego, acompanhado de outros problemas. Isso possibilitou a organização de sindicatos, com objetivo de conseguir melhores condições de trabalho e vida, porem essas conquistas foram adquiridas aos poucos, segundo o autor Eric Hobsbawn, em sua obra a "Era das Revoluções" no segundo capitulo titulado a revolução Industrial.
O autor Eric Hobsbawn segue uma linha marxista. Sendo esta percebida no desenvolver de seu trabalho, onde este procura entender a Revolução Industrial não no aspecto tecnológico, e sim partindo de uma visão política, social e econômica. Pois para ele a revolução não teve inicio e nem um fim.
Este procura argumentar que a Revolução Industrial já existia na Inglaterra antes mesmo das demais nações. Porem o autor considera sua "explosão" a partir de 1780, devido ao aumento da produção constante de mercadorias e serviços.
Hobsbawn afirma que a partida para se entender a Revolução Industrial, não está no avanço cientifico, tecnológico e educacional. Uma vez que, a Inglaterra não contava com nenhum desses agentes como Franca e Alemanha.
O autor ressalta que a Revolução Industrial não deve ser entendida somente como uma produção para o crescimento econômico, como vê a historiografia tradicional.