QUAL A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL DA ÁREA OPERACIONAL SOBRE A QUALIDADE DE VIDA.
APC
DR
MN
RR
INTRODUÇÃO
O mundo vem sofrendo varias modificações em seu contexto produtivo, por está razão as empresas tem assumido novos desafios com relação a sua força de trabalho. Com ajuda da tecnologia a sociedade passa a mudar suas técnicas de trabalho muito rapidamente, e o que era no início dos tempos uma sociedade de escravos passa a ser uma sociedade que passa a produzir cada vez mais e melhor com muito menos trabalho.
Para Ott (1995) a produtividade dos funcionários está diretamente ligada a sua qualidade de vida no trabalho e também a sua qualidade de vida pessoal, por isso ressalta-se a importância da preocupação dos gestores com as condições de trabalho de seus funcionários. Preocupações diante do ambiente de trabalho acabam proporcionando desconforto e baixo aproveitamento dos funcionários, diante disso fica a responsabilidade por conta da empresa de propiciar um ambiente saudável e agradável para que se possa aumentar ao maximo o aproveitamento dos funcionários.
Diante das situações atuais das empresas, onde temos um mercado altamente competitivo percebe-se a necessidade de acompanhar as exigências e habilidades do mercado que estão inseridas, para que possa de alguma forma utilizar os benefícios da QVT para obter melhorias e vantagens no seu mercado. A preocupação com o capital humano nas empresas vem sendo cada vez maior com o passar dos tempos, decorrente da grande influencia das pessoas nos resultados das empresas.
A partir da temática da QVT, abordaremos o segmento da construção civil onde percebemos uma grande relevância do capital humano em seus serviços. Visto que é uma área de grande abrangência e que necessita de um grande numero de mão de obra, buscamos a partir de esta pesquisa verificar a percepção dos funcionários com a sua qualidade no trabalho.
Dada a importância da QVT para as organizações, buscou-se desenvolver este