Qual a importância da opinião pública para o direito brasileiro ?
Opinião pública é o pensamento predominante do grupo sobre determinada pessoa ou questão. É o juízo coletivo adotado e exteriorizado por um grupo. Consiste basicamente em um pensamento coletivo, extremamente impreciso e mutável. A opinião pública não é a soma nem a síntese da opinião de todos, é uma nova realidade que representa a tendência geral.
A opinião pública assume, portanto, grande importância, visto que todos desejam a simpatia e aprovação dos demais frente à crítica popular, constituindo então elementos decisivos de interação social (isso é claro, nos países de livre manifestação de pensamento). Assume a imprensa escrita e falada, pela sua grande força, como órgão de informação e formação de opinião pública.
A mudança do gosto público pode fazer um indivíduo, até então anônimo se tornar um herói, ou de herói se tornar o vilão. No Brasil temos um exemplo de um ex-presidente da República, cargo máximo do Poder Executivo. O até então governador do pequeno estado do Alagoas, Fernando Collor de Mello se tornou o 1º presidente vias eleições diretas, após a Constituição de 1988. Pouco tempo depois o mesmo herói, criado sobre tal figura de Collor arruinava-se, criando a outra figura: o do vilão, tornando-se o 1º presidente do Brasil ter seu cargo cassado através de um processo de impeachment. Portanto políticos e empresas vivem fazendo pesquisa de opinião pública, despertando conseqüentemente a simpatia do povo para suas atividades, produtos ou empreendimentos.
Contudo, a especial importância da opinião pública é revelar ao legislador e as autoridades jurídicas a temperatura social em torno de questões sociais relevantes e indicando as mudanças que precisam ser feitas nas leis e nas instituições jurídicas, visto que a opinião pública funciona como um termômetro, avalia Cavalieri Filho.
Cabe ao legislador conhecer o sentimento coletivo de justiça, para poder elaborar leis justas, adequada