Qual a importância da informatica na agronomia
A internet com certeza vem revolucionando a vida de todos não só na cidade, mas também no campo. Transmitindo conhecimento e levando informações em toda parte do mundo, a informática também ajuda a intender as varias formas de se plantar sem prejudicar a natureza.
É praticamente impossível imaginar como seria o mundo atual sem a utilização da informática. A sua presença é cada vez mais importante e imprescindível em praticamente todos os campos da atividade humana. Pouco se faz, atualmente, sem a utilização, por menor que seja, de algum recurso computacional. A informática também revolucionou as máquinas do campo e com isso a agilidade e a porcentagem de erros diminuiu muito.
Existe, atualmente, outra tendência de aplicação da informática na agronomia que é o desenvolvimento de sistemas de informações, utilizando-se as facilidades colocadas pelas redes eletrônicas na rápida disseminação, clara e limpa, de dados. Esses sistemas têm o objetivo principal de auxiliar os produtores na tomada de decisões importantes dentro de suas propriedades e os órgãos governamentais na definição das políticas para o setor.
Exemplos clássicos e importantes desse tipo de sistema são o alerta do risco de ocorrência de geadas, a estimativa da produção de culturas agrícolas, a detecção de incêndios e o controle de pragas e doenças. Observa-se, claramente, que são sistemas de abrangência regional, em comparação com os "softwares agrícolas" aplicados, que atuam mais localmente nas propriedades. São também bastante sofisticados e requerem, em grande parte, um investimento contínuo de pessoal e equipamentos para que se obtenham resultados satisfatórios. Baseiam-se, principalmente, no esforço de equipes multidisciplinares existentes em órgãos de pesquisa e universidades, que trabalham vários anos para chegar a resultados confiáveis e que tenham aplicação prática real. As fazendas estão começando a adotar os computadores para fazer