Qual a importancia do jovem para a igreja
Em minha opinião, a juventude tem um papel fundamental hoje na igreja. Assim como o Papa João Paulo II durante a segunda Jornada Mundial da Juventude (1987), disse: “Quero repetir a vós, mais uma vez, o que tenho dito desde o primeiro dia de meu pontificado, que vós sois a esperança do Papa, sois a esperança da Igreja.”
A juventude é marcada pela descoberta do mundo e de si mesmo. É tempo onde o jovem alarga seus sonhos, a vontade de cultivar e lutar por ideais em um desejo intenso de mudar o mundo. É tempo de amadurecimento, ganho de responsabilidade e aprender a fazer escolhas com liberdade, com o livre arbítrio que Deus nos deixou. Mas quando o mundo que existe dentro do coração do jovem confronta uma realidade que o contradiz, ele acha que tudo o que sentia não passava de um sentimento bobo e infantil de jovem, e acaba perdendo suas características, e no lugar estão se tornando cada vez mais frustrados, ansiosos, conformistas, acomodados, consumistas e irresponsáveis.
Na história, os jovens foram protagonistas de grandes revoluções. E como no mundo hoje, há leis que legalizam o aborto por exemplo, estão batendo a nossa porta. Acredito no mesmo pensamento do Pe Léo (Canção Nova) que se tiver que haver uma grande revolução para mudar este cenário mundial em que vivemos, está somente surgirá da juventude cristã católica!
A Igreja ao se aproximar dos jovens, busca resgatar neles o verdadeiro espírito da juventude, fazendo com que eles a vivam intensamente e em comunhão com Deus. O Papa Bento XVI em sua visita ao Brasil em 2007 fez questão de um encontro com os jovens. Em seu discurso para milhares de jovens de toda América Latina, ele fez o seguinte apelo: “[...] não desperdiceis vossa juventude. Não tenteis fugir dela. Vivei-a intensamente. Consagrai-a aos elevados ideais da fé e da solidariedade humana. Vós, jovens, não sois apenas o futuro da Igreja e da humanidade, como uma espécie de fuga do presente. Pelo