QUAL A IMPORT NCIA DA IGREJA DENTRO DO CONTEXTO URBANO
Nome do autor: Wallace José dos santos Lomazzi
Professor: Francisco Adão da Silva
ITQ – Instituto Teológico Quadrangular – Reg. 308
Curso: livre em teologia disciplina: Pastoral Urbana
24/05/14
INTRODUÇÃO
A urbanização e um fenômeno mundial tratam-se, do abandono do campo para centros urbanos, cerca da metade da população mundial, que já atingiu a cifra de seis bilhões e meio de pessoas, estão morando em cidades, no Brasil não é diferente. Os brasileiros deixaram de viver na areia rural, para viver na areia urbana. A igreja vai influenciar no contexto urbano formando lideres motivado para levar á mensagem de Deus para as pessoas da cidade, de forma que a igreja conheça a necessidade dos indivíduos, dessa forma a palavra de Deus vai ser reconhecida pelos cidadãos.
DESENVOLVIMENTO
NO fim da década de 60 á população urbana chegou a 55,92%. Foi diminuindo á mão de obra rural, e conseqüentemente aumentando á mão de obra urbana, aumentando á força da atração exercida pelas cidades como lugares que oferecem melhores condições de vida atualmente o país conta com 81,23% de seus habitantes morando em áreas urbanas (IBGE - censo 2000).
A igreja tem que conhecer o dia-dia dos habitantes dessa cidade, o que acontece e como iniciou sua urbanização, como ela esta se desenvolvendo, desse jeito a igreja encontrara resposta que vai influenciar em suas ações, objetivo da igreja é a evangelização da cidade, esse é o grande propósito de Deus.
A igreja deve esta conectada sempre com a evangelização, se a igreja não evangeliza, não é igreja, o apostolo Paulo levava a serio o trabalho missionário formando lideres colaboradores da obra de Deus, porque seu tempo era curto em cada cidade, ele formava lideres e pastores para continuar a obra já feita.
O desafio da igreja é torna-se publica na cidade. Buscar conhecer os problemas sociais como pobreza, drogas, desigualdade, violências, crimes, corrupções, etc. Deus usa homens