Qual a função do tecnólogo em segurança do trabalho
No mundo todo, implantam-se e vigoram políticas mais efetivas contra a discriminação racial, que, cada vez mais, é punida com rigor. Será o fim do preconceito no mundo? O fato é que alguns negros passam a comandar empresas, outros são juízes, atletas de sucesso, grandes atores ou comunicadores. Em 2008, o salto foi maior: os norte-americanos elegeram Barack Obama para presidente da República. No Brasil, dizem que não existe preconceito, que somos uma sociedade multirracial e unida. Será mesmo? Obama, Lewis Hamilton, Naomi Campbell, Oprah Winfrey, o ministro Joaquim Barbosa, a atriz Taís Araújo revelam um mundo novo sem preconceitos? O que você acha: está acabando o preconceito aqui e no mundo?
É inaceitável que em pleno século XXI, ainda existam pessoas que tem preconceitos, seja com negros, brancos, ricos, pobres, homossexuais, lésbicas, etc. Todos são iguais, independente da classe social, cor da pele e opção sexual. A própria constituição brasileira define que todos os cidadãos brasileiros são iguais, têm direitos iguais. Mas infelizmente, na prática, não é isto que vemos.
Quase que todos os dias a mídia está trazendo à tona, casos aterrorizantes. Pessoas sendo queimadas vivas por serem de outra etnia. Pessoas sendo espancadas por serem homossexuais. Preconceito em todo o lugar, trazendo dor e muito sofrimento às pessoas por serem de outra raça, outra religião, outra torcida, outra cidade, enfim, o preconceito está presente no nosso dia-a-dia e não podemos fechar nossos olhos diante deste sério problema!
Ao contrário de algumas teses predominantes até bem pouco tempo, a maioria das sociedades de hoje já começam a reconhecer e a existência de distinção entre raça, religião, homens, mulheres, classe social, pessoas de outra orientação sexual e nacionalidade. Não há diferença de caráter intelectual ou de qualquer outro tipo que permita considerar aqueles superiores a estas.
Com efeito, o passar do tempo está a mostrar a participação do