Qual a diferença entre copiladores e interpretadores?
Dissertação apresentada ao Instituto Federal do Paraná.
Curitiba 2013
Qual a diferença entre copiladores e interpretadores?
Compiladores e interpretadores são formas de tradução de um Código geralmente de alto nível para um código que o computador (a máquina) interprete. Este tradutor tem a função de traduzir uma linguagem abstrata para uma linguagem binária.
COMPILADOR
O programa conversor recebe a primeira instrução do programa fonte, confere-a para ver se está escrita corretamente, converte-a para linguagem de máquina em caso afirmativo e passa para a próxima instrução, repetindo o processo sucessivamente até a última instrução do programa fonte. Caso tenha terminado a transformação da última instrução do programa fonte e nenhum erro tenha sido detectado, o computador volta à primeira instrução, já transformada para linguagem de máquina e executa-a. Passa à instrução seguinte, executa-a, etc., até a última.
Se este programa for executado uma segunda vez, não haverá necessidade de uma nova tradução, uma vez que todos os comandos em linguagem binária foram memorizados em um novo programa completo. Neste método, o programa conversor recebe o nome de COMPILADOR.
Vantagens e Desvantagens: * O código compilado é mais rápido de ser acessado; * Impossibilita ou pelo menos dificulta ser quebrado e visualizado o código-fonte original; * Permite otimização do código por parte do compilador; * Compila o código somente se estiver sem algum erro. * Para ser utilizado