Qual a correlação entre o efeito borboleta e o ambiente atual em que as organizações estão inseridas.
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
CAIO HENRIQUE DA SILVA
DEPARTAMENTO PESSOAL E AS ROTINAS TRABALHISTAS
ARAXÁ
2012
CAIO HENRIQUE DA SILVA
DEPARTAMENTO PESSOAL E AS ROTINAS TRABALHISTAS
Trabalho de Conclusão de curso apresentado ao Curso de Administração do centro universitário do Planalto de Araxá, como requisito para a obtenção do titulo em Bacharel em Administração.
Orientador: Prof. M. e Álvaro de Britto Júnior
ARAXÁ
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4 2 OBJETIVO GERAL 5 3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5 4 PROBLEMA 5 5 JUSTIFICATIVA 6 6 METODOLOGIA 6 7 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Com a complexidade das empresas o setor de Departamento Pessoal está tornando cada vez mais necessário na gestão das empresas, e com esta competição entre as empresas está sendo necessário um melhor cumprimento dos direitos dos empregados e empregadores.
As atividades que devem ser exercidas pelo Departamento Pessoal, devem seguir uma hierarquia das Normas Trabalhistas. A começar pela Constituição Federal que é a Norma Jurídica máxima que contém os direitos dos trabalhadores. E seguida a CLT - Consolidação das Leis do Trabalho, Doutrinas, Jurisprudências, Norma Coletiva de Trabalho, Regulamento Interno da Empresa e Contrato Individual de Trabalho (SILVA, 2007).
Outro fator que é relevante para o progresso das empresas é o fator humano, então as decisões tomadas pela empresa e soluções apontadas para os problemas relacionados ao pessoal devem seguir não somente a lei e regimento interno, muitas vezes rígidos e frios, mas levado em consideração cada caso específico.
Nas empresas de menor porte, normalmente inexiste o Departamento Pessoal, pois as atividades são normalmente supridas pelo "Contador" da empresa.
Já nas empresas de maior porte, quase sempre são encontrados, de estrutura meramente simples ou então até os mais sofisticados, em nível de Diretoria.
Basicamente é constituído por três setores: Admissão, Compensação e Desligamento.
O setor de