Quais os verdadeiros motivos que levam a indisciplina e quais as implicações sobre o processo de aprendizagem?
Gemma Medeiros
É sabido que a indisciplina além de suscitar múltiplos problemas na escola ainda danifica o meio social e a vida particular do individuo.
Por conseguinte este trabalho tem a pretensão de apartir da observação com alunos em sala de aula, na escola, do comportamento dos professores e dos pais tentar investigar o problema da pesquisa.
Também esclarecer que esta pesquisa tem por objetivo observar e discutir a agressividade e a indisciplina dos estudantes matriculados na 1ª Serie Ensino Médio diurno, que fazem uso desta dentro e fora da sala de aula, como também investigar durante os encontros pedagógicos da escola os possíveis motivos que levam a esta ação.
Para aprofundamento do tema, pretende – se realizar uma pesquisa de caráter bibliográfico, com abordagem qualitativa, a partir de leituras e inclusão de textos, livros, artigos e revistas, enfocando-se autores como: Aquino (2003), Oliveira (2005),Vasconcellos (2009), entre outros. Auxiliandoainda este trabalho monográfico, desenvolver uma pesquisa de campo enfocando-se a temática em estudo na realidade escolar.
Certamente que se pretende trabalhar com uma metodologia que procure descrever, pesquisar e justificar os melhores métodos e técnicas, com o intuito de esclarecer melhor o problema a ser pesquisado.
Assim após a tentativa das respostas questionadas acima, pretende – se compreender o problema indisciplinar vivenciado nesta escola e também osreflexos do meio em que está inserida.
Sabe – se que as pessoas que convivem com o aluno, influenciamextremamente no seu comportamento, por conseguintea família. O lar é o primeiro lugar onde se deve educar!A importante influencia dos que diariamente tratam com os alunos reflete-se em muitas das ações cometidas por eles. A intervenção da família principia desde o nascimento, portanto, muito antes da ação da escola.
Segundo Oliveira