Quais os cientístas mais importantes da história?
Por Juliana Miranda
Muitos homens e mulheres dedicaram suas vidas à Ciência e contribuiram para o avanço de várias áreas importantes, revolucionando a história da humanidade.
Entre os homens, que são maioria no campo da ciência, podemos destacar como os mais importantes para a história os nomes de:
Nicolau Copérnico (1473-1543) – Estudou astronomia, matemática e medicina, e afirmou que a Terra gira em torno de seu próprio eixo uma vez por dia e em torno do Sol uma vez por ano.
Galileu Galilei (1564-1642) – Defendeu a teoria do heliocentrismo de Copérnico, observou os planetas, desenvolveu cálculos e aperfeiçoou o telescópio.
Johannes Kepler (1571-1628) - Mostrou que a órbita dos planetas ao redor do Sol é elíptica, se dedicou à matemática euclidiana e desenvolveu as três leis fundamentais dos movimentos planetários, fundando a astronomia moderna.
Isaac Newton (1642-1727) – Desenvolveu teorias sobre a gravitação universal, o cálculo, o conceito de força e a teoria mecânica.
Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794) – Escreveu o "Tratado Elementar da Química", obra fundamental para a química moderna. Desenvolveu a lei da conservação da matéria, que afirma que na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.
Charles Darwin (1809-1882) – Botânico que dedicou sua vida à pesquisa científica. Desenvolveu a teoria da evolução das espécies.
Louis Pasteur (1822-1895) – Descobriu a ação dos microorganismos no corpo humano. Criou métodos para evitar a ação de agentes externos nos alimentos, criou o processo de pasteurização, desenvolveu medidas profiláticas na medicina e atuou na criação de vacinas, como a anti-rábica.
Sigmund Freud (1856-1939) - Desenvolveu um conjunto de teorias e práticas clínicas para compreender os problemas mentais. É considerado o pai da psicanálise e pioneiro no tratamento de várias desordens mentais, como histerias, neuroses e depressões.
Albert Einstein