. Quais os benefícios do esporte no desenvolvimento corporal do aluno?
INTRODUÇÃO
Vivendo a realidade de acadêmica no curso de Educação Física licenciatura, tenho obtido dúvidas sobre as estratégias de ensino, especialmente no que se refere ao ensino de determinados conteúdos. Tais dúvidas geram insegurança e frustrações e, acredito, essa sensação é comum entre professores de Educação Física, logo que ingressam no mercado de trabalho.
Partindo desse ponto, pensei nas possibilidades para lidar com tais situações. Com isso a minha pergunta de pesquisa é: A prática do esporte nas aulas de educação física contribui para o desenvolvimento corporal dos alunos?
Sabe-se que a Educação Física Escolar segundo os PCNS (1998), trabalha no ensino fundamental com os seguintes eixos temáticos: conhecimento sobre o corpo, esportes, jogos, lutas, variações de ginásticas e atividades rítmicas e expressivas. Mediante tais conteúdos, e observando que a prática esportiva é uma das atividades que mais desperta o interesse dos alunos, decidi elaborar este presente projeto que tem o objetivo de esclarecer quais são os benefícios do esporte no desenvolvimento corporal do aluno.
O objetivo do esporte escolar seria propor atitudes de respeito mútuo, solidariedade e dignidade entre os alunos e também servir como alternativa para os alunos preencherem seu tempo livre fora do âmbito escolar. Com isso, além de praticarem a atividade, saberão o que se pode aprender por meio dela (PCNs).
O movimento de crítica ao ensino de esportes na escola que surgiu a partir da década de 80, com crítica à aprendizagem técnica ou de aprofundamento dos conhecimentos e habilidades dos fundamentos dos esportes na educação física escolar, parece ter contribuído para a desvalorização da aprendizagem dos fundamentos ou técnicas corporais na área. A aprendizagem dos fundamentos e técnicas do esporte passou a ser vista como processo de mecanização ou desumanização e a prática de esportes como um instrumento de