Quais as estratégias utilizadas na constituição e motivação das equipas
No primeiro contacto com a empresa automaticamente efectuamos uma análise, através do primeiro impacto, que nos pode transmitir uma perspectiva real ou não do ambiente da mesma. Deverá ser efectuada uma nova análise de modo a evitar uma percepção errada dos procedimentos e elementos que compõem a empresa.
Para a constituição de uma equipa deverá existir uma boa selecção dos elementos que a vão constituir, tendo em conta as competências complementares, mais-valias e conhecimentos que cada um desses elementos poderá proporcionar para favorecer a obtenção da missão.
A criação de actividades outdoor ou jogos pedagógicos permite a avaliação dos candidatos seleccionados para a constituição da equipa e da relação entre os mesmos, analisando se são criadas sinergias. É efectuando então o somatório dos valores culturais de todos aqueles que pertencem à organização, criando-se uma cultura organizacional que favorece um clima organizacional positivo que fomenta a eficiência e a eficácia.
É essencial a existência de pessoas que se encontrem unidas em torno dos mesmos interesses, sendo que as funções de cada uma se devem encontrar bem definidas.
A motivação de equipas engloba vários factores, quer externos quer internos, de modo a satisfazer as nossas necessidades e objectivos.
A persistência depende da motivação.
Na tentativa de aumentar a motivação, as organizações devem utilizar estratégias que satisfaçam as nossas motivações intrínsecas, nomeadamente o reconhecimento do trabalho realizado, a participação dos funcionários na tomada de decisões (receptividade a sugestões e opiniões independentemente da função que cada um desempenha) e tendo como objectivo final o brio profissional.
De modo a satisfazer as nossas motivações extrínsecas a empresa pode atribuir diversos benefícios, como prémios monetários quer por assiduidade, produtividade, empenho, pontualidade, etc.. Poderão