Quais As Altera Es Efetuadas No Calculo Do PIB A Partir De 2000
RA: 62.6516-9
P13
QUAIS AS ALTERAÇÕES EFETUADAS NO CALCULO DO PIB A PARTIR DE
2000:
-O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) vem trabalhando desde 2010 para introdução de novas recomendações metodológicas da ONU
(Organização das Nações Unidas), seu prazo é até 2016.
-Os dados foram revisados, e mostra que de 2000 a 2011 a economia brasileira em valores foi de 2,1% maior que o período anterior.
-O motivo básico para a mudança do PIB é que muitas despesas passaram a ser consideradas como investimentos.
-São contabilizados no PIB: investimentos em pesquisa e desenvolvimento, prospecção e avaliação de recursos minerais (mesmo que não sejam encontradas, exemplo, jazidas de minério e petróleo) e aquisição de softwares.
-Gastos governamentais com a compra de equipamentos militares passam a ser considerados como investimentos. Países como o EUA, que tem despesas pesadas com o armamento bélicos e em pesquisa de desenvolvimento, o valor do
PIB aumentos 2,4% com a introdução das recomendações da ONU, cuja tarefa foi concluída em 2014, sendo o primeiro país a incorporar as alterações.
-Contabilização de produção gerada pelas sedes de empresas industriais que realizam atividades de auxiliares e administrativas também é outra mudança importante. Antes, as mesmas eram contabilizadas como despesas (dentro da produção gerada pela unidade). Agora, vai ser atribuído um valor para essa produção, que migrará do setor industrial para o de serviços.
-Aperfeiçoamento nos mecanismos de apuração de dados da saúde publica, ou seja, agora será considerado o tipo de atendimento e internação, e não mais apenas o total do procedimento.
-Evolução do custo da mão de obra na construção civil, e não apenas dos insumos usados nas obras. O setor também terá abertura com os dados de edificações (residenciais e não residenciais) e obras de infraestrutura.
-Aumento de fontes de dados, como o Imposto de Renda Pessoa Física e
Jurídica e novas pesquisas da