Quadro Sobre As Teorias
QUADRO SOBRE AS TEORIAS
Lajeado, novembro de 2014
MADELEINE LEININGER
JOYCE TRAVELBEE
Desenvolveu a Enfermagem Transcultural.
Processo interpessoal entre duas pessoas, onde uma necessita de ajuda e a outra fornece.
Culturas diferentes possuem diferentes formas de cuidado.
A capacidade do indivíduo em enfrentar estresse por um período prolongado.
Cuidado focalizado num grupo, famílias, sociedade.
Sofrimento é caracterizado por um contínuo sentimento de desprazer.
Vários conceitos de cuidado que variam conforme a cultura, como o apoio, conforto, o amor, a ajuda.
Comunicação como um processo interpessoal
JOYCE TRAVELBEE
As teorias de Joyce Travelbee caracterizam-se por ser um processo interpessoal, ou seja, a relação entre duas pessoas ou mais, na qual uma delas necessita de ajuda e a outra fornece ajuda a ela. Na Enfermagem é fácil deste processo ser observado, como por exemplo, na relação entre paciente e enfermeiro, sendo que o paciente necessita da ajuda e o profissional esta ai para atende-lo e orientá-lo.
Outro assunto abordado por Joyce foi referente a capacidade do indivíduo em enfrentar um estresse por um período prolongado, tema mencionado em seu livro, “ Intervenção em Enfermagem Psiquiátrica”. Este sugere que o sofrimento é decorrente de algum sofrimento vivenciado em algum momento da vida e, que o Enfermeiro poderá ajudar a esclarecê-lo.
Outra característica muito importante observada no artigo, foi que para Travelbee, o sofrimento é um contínuo sentimento de desprazer, desde um simples incômodo físico, mental ou espiritual, até uma angústia extrema, incluindo suas fases como o desespero e a negligência. A comunicação é outro ponto muito importante, pois através deste ocorre a relação interpessoal entre pessoas, ou seja, paciente e enfermeiro. Assim, pode-se cumprir suas necessidades, auxiliando o indivíduo, orientando-o, ajudar as famílias a lidarem com suas experiências referentes a doença.