quadro sinptico Max Weber e Dukeim
259 palavras
2 páginas
QUADRO SINOPTICO Clássicos
Período
Objeto de Estudo
Método de Estudo
Característica do objeto de estudo
Analise Social
Analise da Educação
Critica aos Teóricos
Emile Durkheim
1858-1917
Fato Social
Observação
Durkheim defende que o objeto de estudo possui três características:
Coercitividade: relacionada com a força dos padrões culturais do grupo que os indivíduos integram, onde são de tal maneira, fortes e que obrigam os indivíduos a cumpri-los.
Exterioridade: transmite o fato desses padrões de cultura serem exteriores aos indivíduos, ou seja, ao fato de virem do exterior e de serem independentes das suas consciências.
Generalidade: Os fatos sociais existem não para um individuo especifico, mas para a coletividade. Podemos perceber a generalidade pela propagação das tendências dos grupos pela sociedade, por exemplo.
Max Weber
1864-1920
Ação Social
Para Weber o objeto de estudo da sociologia é a ação social que é toda conduta humana dotada de motivo ou sentindo, onde ele diferenciou alguns tipos de ações sociais:
Ações racionais: (racionais por valores) ações tomadas com base nos valores do individuo, mas sem pensar nas conseqüências e muitas vezes sem considerar se os meios escolhidos são apropriados para atingi-los.
Ações instrumentais: (ações por fins) ações planejadas e tomadas após avaliado o fim em relação a outros fins, e após a consideração de vários meios ou conseqüências para atingi-los.
Ações afetivas: (ações emocionais) ações tomadas devido às emoções do individuo, para expressar sentimentos pessoais. Por exemplo, comemorar após a vitoria, chorar em um funeral.
Ações tradicionais: ações baseadas na tradição enraizada. Um exemplo seria descansar no domingo.