Quadro Lógico
O Quadro Lógico é um instrumento utilizado para a estruturação de projetos e que, assim, permite também um acompanhamento sistemático e uma avaliação mais fácil e objetiva desses. Baseado em uma matriz 4x4, conforme a Figura 1, o QL é elaborado segundo um processo de estruturação dos elementos tidos como mais importantes de um projeto, como seus objetivos, os resultados esperados, os respectivos indicadores que estabelecem metas quantitativas e qualitativas, as fontes em que as informações relevantes podem ser encontradas e fatores externos que representam riscos e precisam ser monitorados.
IMAGEM DO QUADRO LÓGICO
Figura 1: O Quadro Lógico ou Matriz de Planejamento de Projetos
Fonte: Pfeiffer, 2006
Dessa forma, segundo Pfeiffer (2006), o instrumento apresenta-se como um resumo do plano de intervenção do projeto que busca responder às seguintes perguntas:
• Por que o projeto deve ser realizado?
• Qual é o seu propósito e quais as mudanças a serem alcançadas?
• Como se pretende produzir melhorias?
• Quais as condições externas que influenciam o alcance dos resultados e dos seus efeitos?
• Como é possível identificar o alcance das melhorias e mudanças?
Autores como Maria das Graças Rua e Pfeiffer são enfáticos quanto à ideia de o Quadro Lógico não ser um plano completo de um projeto e, portanto, não responder todas as perguntas. Contudo, ainda assim, sua importância e aplicabilidade enquanto ferramenta gerencial são patentes, e se devem à clareza com que apresenta os aspectos mais relevantes dos projetos e aos pontos positivos listados mais adiantes neste trabalho (item