Quadro evolutivo das organizações
A organização tradicional caracteriza-se por ser de caráter autoritário, hierárquico, vertical, mecanicista, burocrático, típico do modelo do legado de Taylor e Fayol.
Enforque básico: A análise das atividades da empresa, a divisão do trabalho, a produtividade e a máquina, normas, estruturas organizacional, departamentalização hierarquia e especialização da mão de obra são as principais características, por estas características a organização apresenta um caráter rígido, com autoridade de cima para baixo, ou seja, disposta em função do cargo, onde a diretoria interna é quem exerce o comando e a liderança é exercida pelo chefe que é quem manda.
Ambiência da empresa: Autoritária que é o poder de comandar os outros, A autoridade se distingue por três características: é alocada em posições da organização e não em pessoas; é aceita pelos subordinados; e flui de cima para baixo através da hierarquia verticalizada.
Essência da administração: Tem como base os princípios de administração (controlar, planejar, organizar e executar) e utiliza também os fatores chamados higiênicos.
Visão do mundo: Se caracteriza como sistema fechado, que esta totalmente independente do meio externo, o pensamento volta-se para o homem mecânico, sendo o mesmo substituído como uma simples peça.
Estrutura organizacional: Estrutura linear ou militar, baseadas nas organizações dos antigos exércitos, Staff and line que é semelhante a linear, porem distingue-se por apresentar órgãos de assessoria junto aos gerentes de linha e não exige chefes excepcionais, funcional ou colegiada um trabalhador pode receber ordens de mais de um empregado não existe mais a figura do grande chefe tomando conta das decisões, mas sim uma porção destes, onde se diferenciam por suas profissões.
Tomada de decisão: É individual e centralizada, ou seja, como as decisões partem praticamente de um único individuo pode muitas vezes ser