Quadro demonstrativo de rochas
1-Qual local de produção dos espermatozoides?
A produção dos espermatozoides se dá nos túbulos seminíferos, nos testículos.
2-Onde são produzidos os ovócitos?
Os ov[ocitos são produzidos nos ovários, onde ficam estocados em forma de folículos ováricos até a puberdade, quando passam a ser liberados mensalmente. A cada mês um folículo se desenvolve em ovócito.
3-Onde os espermatozoides são armazenados?
Os espermatozoides produzidos nos túbulos seminíferos ficam armazenados no epidídimo, um outro enovelado de túbulos localizado sobre os testículos.
4-O que você entende por sêmen?
Sêmen é o fluido responsável por transportar os espermatozoides até o local de fertilização. É composto pelos espermatozoides e dois fluidos, o líquido seminal e líquido prostático.
5-Quais são as fases do ciclo reprodutivo da mulher?
No inicio do ciclo os níveis de hormônios sexuais no sangue estão baixos. A hipófise (ou pituitária) volta a secretar uma maior quantidade do hormônio folículo estimulante (FSH).
Isso irá estimular o desenvolvimento dos folículos ovarianos. Por sua vez, os folículos produzem o estrógeno, que estimula o crescimento das células da parede interna do útero, o endométrio, tornando-o mais espesso e bem vascularizado. Estas são mudanças que preparam o útero para o caso da implantação de um embrião, ou seja, de uma gravidez.
A alta concentração de estrógeno no sangue estimula a secreção do hormônio luteinizante (LH). O LH induz a ovulação, que ocorre por volta do 14º dia do ciclo. Em seguida, o LH induz o rompimento do folículo ovariano e a conseqüente liberação do óvulo, além de levar ao desenvolvimento do corpo lúteo. O corpo lúteo produz a progesterona, que irá auxiliar na manutenção do endométrio até o final do ciclo menstrual.
Caso não ocorra fecundação, a alta concentração de progesterona na corrente sanguínea passa a inibir, num processo chamado de feedback negativo, a produção de FSH e LH pela hipófise. Com