Quadro de patativa do Assaré
Curso: Ciências Biológicas
Disciplina: Educação e Realidade
ATIVIDADE 1
QUESTÃO 1:
A poesia de Patativa do Assaré retrata claramente duas visões bem realistas do nordeste. A primeira sobre o período de seca e necessidades dos nordestinos nesse período, onde muitos depois de perder a esperança de vida na terra migram para os grandes centros urbanos procurando melhores condições de vida. A segunda parte retrata o período de chuvas e felicidade do sertanejo nesse período em que a terra está fértil para o plantio que garante a sua sobrevivência.
QUESTÃO 2 :
O livro O Quinze de Raquel de Queiroz é um livro que tem a mesma linha de pensamento da poesia de Patativa, em que retrata uma grande seca do Ceará em 1915. Em uma parte da sua história Raquel retrata a viajem de uma família que durante a seca se vê obrigada a sair da sua cidade natal em busca de emprego em uma cidade maior, nessa longa viajem que por falta de recursos é realizada a pé, perdem dois filhos. E ao final são obrigados a deixar seu ultimo filho aos cuidados de uma pessoa da família por que não tem como cuidar.
Outro livro que conheço que foi escrito por Patativa do Assaré é o ABC do Nordeste Flagelado, que também retrata a situação do povo nordestino na época da seca e suas lutas para sobreviver.
QUESTÃO 3:
Um dos aspectos que mais relaciono ao meu município (Florânia - RN) é o da migração de pessoas para os grandes centros urbanos, devido a pouca oferta de empregos e rendas saem em busca de melhores empregos e consequentemente melhores condições de manter a si e a sua família. Outro é que na seca há a perca do gado por falta de alimento e água.