Quadro de manometria
O objetivo desta experiência é determinar o peso específico de um fluido qualquer, conhecendo γ H2O e a diferença de cotas entre os fluídos que estão em tubos em “u” interligados com a pressão diferente da pressão atmosférica, através do dispositivo descrito a seguir.
Também tem como objetivo determinar a pressão atmosférica utilizando o barômetro, responder as questões anexadas e realisar uma pesquisa sobre instrumentos para medição de pressão.
PESQUISA:
Tipos de instrumentos de medida de pressão:
1)- Barômetro:
É o instrumento que mede a pressão atmosférica, o líquido empregado geralmente é o mercúrio pois, o seu peso especifico e suficientemente elevado, formando assim um h pequeno e portanto pode-se usar um tubo de vidro relativamente pequeno para sua construção.
2)-Calibrador de pesos mortos
Este tipo de instrumento mede a pressão desconhecida através da força que ela gera quando atua numa área conhecida. Uma variante desse instrumento - o calibrador de pesos mortos - é padrão numa faixa ampla de medição de pressão. Nesse caso, uma força conhecida (peso-padrão) é aplicada através de um pistão (fig. 1) a um fluído e essa pressão é transmitida para o manômetro a ser calibrado. Dependendo da precisão dos pesos-padrão e da área do pistão, é possível conseguir medidas muito precisas. É comum encontrar instrumentos comerciais com erro menor que 0,1 %. Uma fonte de erro considerável é o atrito entre o óleo e o pistão. Assim, costuma-se girar o pistão com os pesos-padrão, durante a execução das medidas, para minimizar o efeito do atrito.
Fig. 1 - Calibrador de pesos mortos; o manômetro a ser calibrado (G) recebe a pressão do fluído, pressão gerada a partir da aplicação de força conhecida (pesos-padrão) ao pistão.
3) - Tubo de Bourdon:
A maioria dos medidores de pressão usada industrialmente emprega um tubo de Bourdon; a forma mais simples de