Quadro Comparativo
Prática Pedagógica Reflexiva Transformadora
Definição: Há um rompimento entre teoria e prática ocorrendo, portanto dificuldades para introduzir o novo, tornando a prática do professor vaga e desinteressante, com as atividades docentes sem reflexões, levando assim o profissional da educação a alienar-se do seu trabalho bem como de seus colegas de profissão, podendo até mesmo não se reconhecer naquilo que faz
Educação: Reproduzia modelos, uma escola burocrática
Papel Social da Escola: O papel da escola, nesse modelo, é transmitir conhecimentos disciplinares para a formação geral do aluno, formação esta que o levará, ao inserir-se futuramente na sociedade, a optar por uma profissão valorizada.
Ensino: Tem como princípio a transmissão dos conhecimentos através da aula do professor, freqüentemente expositiva, numa seqüência predeterminada e fixa, enfatiza a repetição de exercícios com exigências de memorização.
Aprendizagem: Não propicia ao sujeito que aprende um papel ativo na construção dessa aprendizagem, que é aceita como vinda de fora para dentro. Muitas vezes não leva em consideração o que a criança aprende fora da escola, seus esforços espontâneos, a construção coletiva.
Relação professor e aluno: O professor fala, o aluno ouve e aprende
Formação do professor: Se baseia no modo de produção vigente e preconizado e entendida por Paulo freire numa formação deficiente e inadequada
Papel da Teoria: Dar um objetivo de modo natural
Papel da Prática: Fazer que ocorra transformação
Qualificação do Professor: De acordo com os princípios tradicionais e método de Paulo Freire
Construção da prática: Há uma dificuldade para construção do novo
Papel da Escola na formação do professor: A educação sempre é planejada de cima para baixo
Papel do Conhecimento: E objeto de pessoa e de uma única.
Desenvolvimento Pessoal e Profissional: Seu desenvolvimento se da separado do seu profissional,