Quadro Comparativo Sobre Aprendizagem
O trabalho fala sobre alguns tipos de aprendizagem como:
Condicionamento Clássico
Condicionamento Operante
Aprendizagem Observacional ou Social
Trazendo também um quadro comparativo entre as aprendizagens.
Aprendizãgem
Condicionamento Clássico
Acontece quando um organismo aprende a transferir uma resposta natural perante um estímulo, para outro estímulo inicialmente neutro, que depois se transforma em condicionado.
Este processo dá-se através da associação entre os dois estímulos (incondicionado e neutro).
A experiência de Ivan Pavlov.
Quem desenvolveu foi Ivan Pavlov fazendo experiências com cães, essas experiências são o exemplo desta forma de aprendizagem.
Pavlov observou que os cães salivavam quando as glândulas salivares se punham em contato com a carne, o que classificou de reação incondicionada.
Depois os cães passaram também a salivar apenas por verem a carne. Esta reação foi classificada de resposta condicionada, que teria sido aprendida.
Pavlov pensou que essa aprendizagem era devido a uma associação de estímulos. Demonstrou esta hipótese com uma sequência de testes que tentou associar um estímulo neutro (ou seja, que não provocava qualquer resposta), o som duma campainha, com um estímulo incondicionado
(carne, que provocava a resposta incondicionada da salivação).
Após algumas associações, o som da campainha tornou-se num estímulo condicionado, pois à sua presença, os cães reagiam com a salivação, agora resposta condicionada.
Condicionamento Operante
É o processo de aprendizagem do comportamento que implica ações deliberadas.
A experiência de Skinner e Thorndike.
Tanto Skinner quanto Thorndike criaram experiências com animais. Thorndike formulou a seguinte lei: “qualquer ação que produza um efeito satisfatório será repetida”. Thorndike fechou gatos em caixas-problemas que, quando achavam a forma de destapar as caixas, aprendiam e repetiram o movimento cada vez que fossem colocados naquele sítio.