Quadro comparativo de instrumentos utilizados por psicólogos e assistentes sociais
Quadro comparativo: atribuições do Assistente Social e Psicólogo
*Embora ambos façam relatório, parecer e Laudo, há diferenças na elaboração desses documentos redigidos por cada um desses profissionais, dentro de suas competências. O relatório Social refere-se à apresentação descritiva e interpretativa de uma determinada situação, com a finalidade de informar, esclarecer, subsidiar e documentar um ato processual, devendo apresentar o objeto de estudo, os sujeitos envolvidos, a finalidade a qual de destina, os procedimentos utilizados, um breve histórico, o desenvolvimento e a análise da situação, cuja ação profissional deve ser guiada por princípios éticos. Laudo Social: tem por finalidade dar suporte à decisão judicial, oferecer elementos que possibilitem ao Juiz o exercício da faculdade de julgar, avaliar e escolher. Ele apresenta o registro das informações mais significativas do estudo e da análise realizados e o parecer social. Deve ser constituída por uma introdução, que indica a demanda judicial e os objetivos, uma identificação prévia dos sujeitos envolvidos, a analisar e concluir a situação, oferecendo indicativos de alternativas. Relatório Social: Exposição e manifestação sucinta, enfocando-se objetivamente a questão ou situação social analisada através do estudo social, com uma finalização de caráter indicativo.
Relatório ou Laudo Psicológico é uma apresentação descritiva acerca de situações e/ou condições psicológicas e suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais, pesquisadas no processo de avaliação psicológica.
Parecer Psicológico: documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico cujo resultado pode ser indicativo ou