quadril e coluna
Ressonância magnética da coluna lombo-sacra, realizada com técnica de fast spin-eco, com seqüências pesadas em T1 e T2, com aquisição multiplanar, que evidencia:
ANALISE:
Acentuação da lordose lombar.
Anterolistese grau I de L5 sobre S1, degenerativa.
Corpos vertebrais de altura preservada apresentando osteofitose marginal.
Pedículos e demais estruturas do arco posterior íntegras.
Desidratação discal difusa.
Níveis T12-L1 à L3-L4: abaulamentos discais que fazem impressão sobre o saco dural e com insinuação foraminal bilateral, sem contato radicular evidente.
Nível L4-L5: abaulamento discal que faz impressão sobre o saco dural e que, associado a hipertrofia facetária dos ligamentos amarelos, determina redução do calibre do canal vertebral. Insinuação discal foraminal bilateral, sem contato evidente com as raízes emergentes.
Nível L5-S1: abaulamento discal que toca o saco dural e com componente disco osteofitário extremo lateral esquerdo que mantém contato com a raiz emergente em seu trajeto extra foraminal. Insinuação discal foraminal também à direita, mantendo leve proximidade com a raiz emergente.
Alterações degenerativas interapofisárias com destaque para L5-S1, onde há subluxação das facetas.
Cone medular de aspecto habitual.
Raízes da cauda equina de distribuição anatômica no interior do saco dural.
Musculatura paravertebral de trofismo preservado.
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DO QUADRIL DIREITO
Ressonância magnética do quadril direito , realizada com a técnica de fast spin-eco e gradient-eco, em cortes multiplanares pesados em T1 e T2, evidenciou:
ANALISE:
Acentuada osteoartrose do quadril caracterizada por redução difusa do espaço articular, afilamento condral, rregularidade e osteofitose marginal grosseira nas extremidades ósseas. Imagem sugestiva de osteonecrose na cabeça femoral na região perifoveal medindo cerca de 3,8cm, sem colapso evidente.
Sinais de protrusão acetabular em direção a