"Quadrado negro sobre fundo branco" de malevitch
Até 1915, o pintor russo afasta-se progressivamente das formas tradicionais de, mas é naquele ano que se dá a crise definitiva, quando pinta o célebre "Quadrado Negro sobre Fundo Branco", que representa apenas o que o título indica: um quadrado negro sobre fundo branco.
"Quadrado Negro sobre Fundo Branco"
Diz a lenda que Malevitch ficou num estado de perturbação total: durante uma semana, não conseguiu comer, beber ou dormir. O pintor acreditava que a representação figurativa trazia para o quadro "qualquer coisa do referente", pelo que o acto de "apagar a representação" implicava "apagar também o referente".
Se o quadrado preto nega a possibilidade de representação, fica em causa a própria possibilidade da pintura. A não ser que esta se transforme noutra coisa. E foi isso o que Malevitch fez, ao criar uma nova linguagem "a partir deste quadrado que começa por ser uma espécie de buraco negro que engole e absorve todas as formas da natureza".
A nova linguagem surge por um processo de reversão: "Ao vir à tona, ao vir à superfície, o quadrado negro reverte-se, há uma reversão de superfícies, como uma luva que se volta ao contrário e o avesso passa a direito e o preto passa a branco".
O branco do "nada libertado", abismo plano onde as figuras se dissolvem, transformadas já não em representações de objectos da realidade concreta mas em abstractas "sensações picturais", a que correspondem forças em vez de formas".
Ficha Catalográfica
Autor:
Malevich, Cazimir
Título:
Quadrado Negro
Data:
1915
Técnicas e materiais:
Óleo sobre tela
Dimensões:
79,5 X 79,5 cm
Estilo:
Suprematismo
Género:
Abstracto
Localização:
The State Tretyakov Gallery
, Moscovo, Rússia
Exposições:
Exposição futurista
0,10 (Zero-Dez)
Galeria Nadiejda Dobytchina, em São Petersburgo,Dezembro, 1915Exposição
Art of the Epoch of Capitalism
, Russian Museum, Leningrado, 1931-1932.
A obra mostra-nos um quadrado