Qu Mica Instrumental
QUÍMICA INSTRUMENTAL
Espectrofotometria
Osasco
2014
1. Objetivos
Determinar o comprimento de onda mais eficiente.
2. Introdução
O conhecimento da absorção de luz pela matéria é a forma mais usual de determinar a concentração de compostos presentes em solução. A maioria dos métodos utilizados em bioquímica clínica envolve a determinação espectrofotométrica de compostos corados (cromóforo) obtidos pela reação entre o composto a ser analisado e o reagente (reagente cromogênico), originando um produto colorido. Os métodos que se baseiam nesse princípio são denominados métodos colorimétricos, os quais geralmente são específicos e muito sensíveis. A grande vantagem em utilizar compostos coloridos deve-se ao fato de eles absorverem luz visível (região visível do espectro eletromagnético).
A espectrofotometria — medida de absorção ou transmissão de luz — é uma das mais valiosas técnicas analíticas amplamente utilizadas em laboratórios de área básica, bem como em análises clínicas. Por meio da espectrofotometria, componentes desconhecidos de uma solução podem ser identificados por seus espectros característicos ao ultravioleta, visível, ou infravermelho.
Quando um feixe de luz monocromática atravessa uma solução com moléculas absorventes, parte da luz é absorvida pela solução e o restante é transmitido. A absorção de luz depende basicamente da concentração das moléculas absorventes e da espessura da solução – caminho óptico.
I0 = Feixe de luz incidente I0 I I = Feixe de luz transmitido I = Espessura da solução ou caminho optico. I
3. Materiais e Equipamentos
1 Espectrofotômetro Marca: Nova Instruments Modelo: 1600 UV
4. Reagentes
Solução de Sulfato de Cobre
- 0,064 mol/L
- 0,0064 mol/L
-0,00064 mol/L
5. Procedimento
6. Esquematização do Procedimento