Qu Mica II Concreto Verde
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E
MUCURI
CAMPUS AVANÇADO DO MUCURI – TEÓFILO OTONI - MG
BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Disciplina: Química Tecnológica II
Docente: Alessandra de Paula Carli
Concreto Verde
Componentes:
Kelvin Araújo
Rafael Najar
Samuel Lemos
Vinicius Esteves
Warley Ribeiro
Concreto Comum
Pode-se considerar que o material de construção
mais fabricado e utilizado em todo o mundo é o concreto. Esse tipo de suprimento industrial é aproveitado para construção de estradas, pontes, edifícios, e grandes construções. Contudo, infelizmente, esse material tem uma séria desvantagem. (A fabricação do cimento Portland, que é um dos principais componentes do concreto, requer aquecimento de calcário e outros elementos a temperaturas elevadas. No entanto, este processo liberta grandes quantidades de CO2, cerca de 5% para a atmosfera. )
2
Concreto Verde:
É o concreto sustentável, mais recentemente, a
expressão “concreto verde” tornou-se referência para novos tipos de produtos de concreto que sejam projetados para serem ecologicamente corretos dentro do conceito de construção verde.
3
Descoberta
De
acordo com o jornal britânico The Guardian, cientistas londrinos descobriram um novo concreto, que é menos poluente do que o original, além de capturar dióxido de carbono da atmosfera.
Nikolaos Vlasopoulos, cientista-chefe da Novacem, empresa responsável pela descoberta, diz que o novo cimento usa silicato de magnésio, que exige muito menos calor para ser aquecido do que o tradicional e absorve muito mais CO2. Para se ter uma idéia, o produto usado atualmente precisa chegar à temperatura de 1.500 ºC para que a fusão ocorra. O novo só precisa atingir 650 ºC.
4
Fabricação
Para se fabricar o concreto sustentável, diminui-se a
quantidade de cimento e inclui na fórmula um aditivo superplastificante composto por policarboxílicos.
Engenheiros afirmam que isso acaba com “os vazios dentro do concreto”, pequenos flocos