QID
A partir da perspectiva da teoria moderna da evolução, como a associação entre a ocorrência de espécies sem fase larval e latitude pode ser explicada?
RESPOSTA: Pode ser explicada como a variação de latitude atuando como fator de seleção natural. Maiores latitudes, por serem mais frias, selecionam um maior número de espécies que não apresentam fase larval.
3) A tabela a seguir apresenta as composições relativas dos hábitos alimentares de quatro espécies A, B, C e D. Duas das quatro espécies apresentadas na tabela não vivem em simpatria, ou seja, não ocupam a mesma área geográfica; diversas tentativas de introduzir uma dessas duas espécies na área ocupada pela outra fracassaram.
Identifique as duas espécies que não vivem em simpatria. Justifique sua resposta.
RESPOSTA: A E D. Pois ambos se alimentam em grande quantidade do mesmo alimento, e coloca-los no mesmo ambiente levaria a exclusão competitiva.
As pessoas são incentivadas a praticar atividades físicas visando a uma vida saudável. Especialistas em fisiologia do exercício determinaram a porcentagem de fibras do tipo I e do tipo II encontradas em músculos estriados esqueléticos de quatro grupos de pessoas: atletas maratonistas (*), atletas velocistas (**), pessoas sedentárias, e pessoas com atividade física moderada. Os resultados desse estudo são mostrados na figura a seguir. As características funcionais de cada uma das fibras estão listadas na tabela.
(*) corredores de longas distâncias; (**) corredores de curtas distâncias
Analise as informações da tabela e indique, entre os quatro grupos de pessoas (A, B, C ou D) mostrados na figura, qual grupo corresponde aos maratonistas e qual grupo corresponde aos