qaz wscc d edd 3

431 palavras 2 páginas
sklmdckmlavmkmvv wv ev vwmvowkmv wv lmesdvweve ve vwe vew vewvvebrtnertnretvwer vervwebrtb evrwervwebweb

berbwerbwebwerbewvvweberynwqdwejvekwj kjwfkjr ojrefrlf kjr kw fkwef we f rf wr wef wef wejnfklwenvljkelkjnvkjwenv ljrwlklrkfklwje kfj lwrkej ;lwerl jwpkrj pwejf ;kwe;fkj wk;ej fkjw felkjwek rklj kjweklfjwe w e;jklkjwekrwekr kwe rwer ,.... wej wpjer kwl ejkwe:"""weokrmvopwemrvowmeovmweovmwoef mwf mw[emv[we we fwmrpvokmerv;wemfvmeormpvomreorkmvpwmerpvledvmwpoekmfvpoefv wevfweovkmwoevf wfevovmwoefmkvwemovewf

A técnica Freinet do Texto Livre faz parte de um conjunto de técnicas desenvolvidas pelo educador francês Célestin Freinet, preocupado em desenvolver uma metodologia que aproximasse a escola da vida.

Dentre as várias técnicas do Método Natural, estava o Texto Livre. Freinet queria que a produção textual em sala de aula fosse tal qual a da vida do aluno fora dela: espontânea, motivada por aspectos imediatos do aluno e um reflexo de suas experiências e da sua percepção da realidade. Fazer com que o aluno em sala de aula se sentisse como autor de seu próprio texto seria fazer do aluno autor da sua própria história.

Trabalhar a partir do método do Texto Livre significa que o professor deve romper com a concepção escolástica da redação, que servia apenas para balizar a ortografia e os conhecimentos de gramática normativa do aluno. Na verdade, o ensino de texto, ou melhor, o ensino da língua materna nas escolas tradicionais servia apenas para alargar o foço entre o aluno e a língua-padrão.

O professor, ao adotar o método do Texto Livre, deve então trabalhar para valorizar a variedade do aluno e, a partir dela, fazer com que o aluno se aproprie da língua-padrão. Trabalhar com textos livres significa que a escola não estaria mais centrada nas determinações da classe dominante, mas na vida e na realidade dos alunos.

Aplicação[editar | editar código-fonte]
A aplicação da técnica do Texto livre deve estar associada às outras

Relacionados