Pós- Modernismo no brasil
SÃO PAULO
2014
MODENISMO NO BRASIL, 2ª FASE – CONTINUAÇÃO
QUESTÕES
1) Jorge Amado BCO (Biografia, características e obras).
2) Como é compartimentada a obra de Jorge amado e quais as obras representantes? 3) Qual a descrição do livro “Gabriela” de Jorge Amado?
4) Enredo e personagens do livro “Seara Vermelha”
5) Érico Veríssimo BCO
6) Enredo e personagens do livro “Um Certo Capitão Rodrigo”
RESPOSTAS
1) Jorge Amado de Farias nasceu em 10 de agosto de 1912 em
Itabuna, zona cacaueira ao sul do estado da Bahia. Passou a infância dividido entre a cidade natal e Salvador. Cursou a Faculdade de Direito do Rio de Janeiro. Em 1913, estreou com o romance “O país do Carnaval”. Em 1932, levado por Rachel de Queiroz, frequentou grupos políticos de esquerda; filiou-se ao Partido
Comunista Brasileiro. Em 1935, formou-se em Direito, mas passou a sofrer perseguições políticas, que o levaram a exilar-se temporariamente na Argentina. Faleceu em 6 de agosto de 2001.
Jorge Amado representa o regionalismo baiano das zonas rurais do cacau e da zona urbana de Salvador. Sua grande preocupação foi fixar tipos marginalizados para, através deles, analisar toda uma sociedade. Seus romances, vazados numa linguagem que retrata o falar do povo, são marcados pelo lirismo e pela postura ideológica.
Suas principais obras são: “Suor”, “O país do Carnaval”, “Capitães de
Areia”, “Cacau”, “Terras sem-fim”, “São Jorge dos Ilhéus” “Jubiabá”,
“Mar Morto” e “Gabriela, cravo e canela”.
2) Sua obra é compartimentada em: Romances proletários, retratam vida urbana em Salvador, com forte coloração social, como é o caso de “Suor”, “O país do Carnaval” e “Capitães de Areia”. Ciclo do cacau, seus temas são as fazendas de cacau de Ilhéus e Itabuna, a exploração do trabalhador rural e os exportadores. “Cacau”, “Terras sem-fim” e “São Jorge dos Ilhéus” pertencem a esse ciclo. E depoimentos líricos e crônicas de costumes: essa