pós modernidade
SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE ARTES
CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA
Disciplina: Fund.Sociologia
Professor: Donizeti
Acadêmico: João Maria Portela dos Santos.
PÓS-MODERNIDADE:
?
De acordo com a autora, o século XX construiu caminhos históricos da sociedade e de seus conhecimentos que acabaram por problematizar as grandes utopias e modelos de análise produzidos nos séculos anteriores, na chamada era da modernidade. Essa que veio no bojo de uma cultura na qual se quebram os vínculos metafísicos que explicavam o homem e o mundo, tornando-se a razão a fonte da produção dos saberes, da ciência, ancorada em critérios de objetividade, distanciando-se dos objetos ou dos poderes transcendentais, religiosos ou metafísicos.
Ela caracteriza a modernidade como sendo a era da racionalidade, a qual fundamenta não só o conhecimento científico, como as relações sociais, as relações de trabalho, a vida social, a própria arte, a ética, a moral. Porém, instala-se na modernidade uma crise, uma contradição histórica que se traduz nas rupturas trazidas quer pelas formas cotidianas do existir, fazendo emergir a necessidade de consideração das heterogeneidades, das diferenças, das desigualdades gritantes, quer pelas fissuras lógicas nas ciências.
O termo pós-modernidade tem-se mostrado polissêmico, sendo utilizado no mais das vezes de modo genérico.
Segundo, Goergen- afirma que a teoria do conhecimento é uma espécie de polícia que controla as escapadas da razão para além desses limites. Seu racionalismo crítico estende-se ao campo do agir que deve orientar-se pelo princípio (imperativo categórico) do caráter de exemplaridade universal que toda a ação deve ter, fundamentado uma ética deontológica de dever. Sendo assim nota-se que as principais características do projeto moderno são a ilimitada confiança na razão, capaz de dominar princípios naturais em proveito dos homens e a crença numa trajetória