Pós Graduação "Lato Sensu'' em Psicopedagogia Institucional e Clínica
Jean Piaget nasceu em Neuchatel na Suíça no dia 9 de agosto de 1896. Quando menino estudou moluscos e aos 10 anos publicou seu primeiro artigo em um jornal científico. Seus estudos em biologia o levaram a avaliar o desenvolvimento cognitivo infantil como uma evolução progressiva sendo assim, a missão do psicopedagogo é acompanhar esse desenvolvimento da inteligência e proporcionar desafios instigantes para que possam ser superados pela criança num processo de construção-desconstrução.
A importância da obra de Piaget na Psicopedagogia é justamente seus fundamentos de inteligência construtivista, onde Sujeito e Meio são peças determinantes para formação da estrutura cognitiva que possibilitam o desenvolvimento.
A estrutura cognitiva se constitui pelos processos de organização, ou seja, para se adaptar ao meio é preciso ter organização cognitiva, é a auto-regulação (processo interno) e pela adaptação dando significado para o objeto de conhecimento, é a interação da estrutura cognitiva com o meio (processo externo).
Para haver Adaptação do Sujeito e Meio é necessário que ocorra os seguintes processos:
Assimilação: é quando a criança, em contato com o meio e o objeto de conhecimento, retira informações que serão reorganizadas, interpretadas e assimiladas àquelas que ela já tinha intrínseca.
Acomodação: é a capacidade de modificar as estruturas mentais para se adaptar à singularidade de cada objeto.
Equilibração: é o processo de assimilação e acomodação ocorrendo simultaneamente para a realização da adaptação.
O aspecto importante para atuação do psicopedagogo na teoria piagetiana é que a equilibração não é padrão a todas as crianças e isso impossibilita prever os resultados das intervenções psicopedagógicas, pois a conclusão das informações são subjetivas e individuais.
Durante esses processos de interação, o psicopedagogo deve observar a forma como o sujeito está agindo sobre o objeto de