Pós graduada
Coeficiente de Contingencia = é um percentual sobre o plano original ( ou seja aqueles 10% que as empresas que não trabalham com gerenciamento de Risco aplicam em seus projetos).
É o conjunto de processos, técnicas, ferramentas e boas praticas para tornar as incertezas mais gerenciáveis. (torna vc mais capaz para estima e controlar as incertezas).
OBJETIVO: Maximizar Oportunidades e Minimizar as Ameaças.
Principais Benefícios de Gerenciar Riscos: * Minimizar o gerenciamento por Crise; * Minimizar a ocorrência de Surpresas e Problemas; * Alavancar vantagens competitivas e efetivas; * Reduzir as perdas nos projetos, potencializando os resultados; * Aumentar Substancialmente a chance de sucesso do projeto.
RISCO = deriva do italiano antigo RISICARE que quer dizer OUSAR, no sentido de incerteza do latim RISICU, RISCU.
RISCO = é um conjunto de incertezas encontradas quando ousamos fazer algo, e não pode ser visto somente como problema, pois existem riscos positivos.....Risco é uma INCERTEZA!
“Só controlamos e gerenciamos aquilo que podemos medir”. Então o Gerenciamento de Riscos só pode ser definido a partir da atividade de medição.
DEFINIÇÃO DE RISCO NO GUIA PMBOK (2008):
- Risco é um evento ou condição incerta que se ocorrer, provocará um efeito positivo ou negativo nos objetos do projeto.
Todo Risco Obrigatoriamente possui 3 Componentes: * O evento em si, no qual deve ser identificada a causa raiz (fonte) do risco, bem como o seu efeito (consequências). * Uma probabilidade associada (causa raiz esta associada à probabilidade); * Um Impacto (efeito esta associado a Impacto);
Podemos 2 Riscos em Projetos: * Risco Interno do Projeto = é aquele ligado ao processo de desenvolvimento, ou seja ligado as áreas do conhecimento definidas no Guia do PMBOK. Como o processo de desenvolvimento é de responsabilidade do fornecedor, então ele deve absorve-los e trata-los. * Risco Externo ou de Negocio = é