pós graduada
1. Introdução
Esse trabalho surgiu da necessidade de fazer os alunos perceberem a importância do aprendizado durante o curso técnico. Apesar de estarem presentes no decorrer das aulas, os educandos não empregavam esforço pelo aprendizado, distanciando-se do conteúdo, por este ser diferente do que costumavam ver. No entanto, como trata-se de um curso técnico, é necessário que aprendam o conteúdo exposto, para que não apresentem conteúdo deficiente no mercado de trabalho e acabem sendo descartados.
Trata-se de aula de direito ambiental em um curso de técnico em meio ambiente de ensino médio integrado. O projeto foi desenvolvido na Escola Dr. Silva Mello, em Guarapari, Espírito Santo, nas duas turmas do 2º ano, de turnos matutinos e vespertinos. Este curso é o único curso técnico da instituição, que também tem turmas regulares.
Os alunos são em sua maioria adolescentes, que tiveram sua formação na escola pública, e buscam uma expectativa de vida melhor com a formação técnica. Suas maiores dificuldades é a distância das temáticas do curso com sua realidade, provocando distanciamento e aversão; e dificuldades para conseguir estágio técnico, compatível com os horários do curso.
O conteúdo programático estabelecido não supre as necessidades dos alunos. Como são a primeira turma, vem sofrendo adaptações em sua carga horária e programas, cabendo ao professor estabelecer o conteúdo e desenvolve-lo.
Como referenciais teóricos do trabalho, foram utilizados o contexto de contrato didático de Neuza Bertoni Pinto, em que cabe ao professor estruturar o aprendizado propício para o aluno, para que este atinja a autonomia com relação ao saber. E ainda, embasa o presente relato as teses de Paulo Freire, em que o aluno assimilaria o conteúdo utilizando de uma prática dialética com a realidade; por isso a importância de inserir o objeto de aprendizado na realidade social do aluno, estimulando a aprender e empregar o