pós -gestão ambiental
Pós- graduação em gestão e educação ambiental.
Discentes: Denise Ferreira da Naponucena e Jean Carlos de Santana Leite.
Planejamento Urbano
Andaraí-BA
Outubro de 2014.
A importância do Plano Diretor para o desenvolvimento municipal. Por que planejar antes de construir? Qual a importância de conhecer o local antes de fixar residência ou iniciar uma obra? É possível com um bom planejamento evitar futuros problemas?
Todas estas perguntas são plausíveis quando o assunto é política de ocupação do espaço urbano. Tornam-se ainda mais relevantes nos tempos em que o desenvolvimento sustentável protagoniza as discussões acerca do que está por vir nas cidades brasileiras. O Plano Diretor orienta a política de desenvolvimento e ordenamento da expansão urbana do município. De acordo com o Ministério das Cidades, o planejamento é obrigatório nos municípios com mais de 20 mil habitantes. Contudo, é muito importante para o desenvolvimento das cidades. Aliás, o plano diretor deveria ser obrigado para todas as cidades e não estar atrelado ao número de habitantes para ser exigido. É através do plano diretor que o município busca definir como irá crescer, criando regras que buscam um desenvolvimento ordenado e humano, que busca a melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes. Face aos recentes problemas que enfrentamos com a falta d’água no município (caso de Andaraí, por exemplo), o plano diretor “aparece” como saída viável para estas questões. Envolvendo a sociedade em ampla discussão, o plano elaborado, deve contemplar novas políticas para construção de reservatório maior, encanação e tubulações potentes para o abastecimento de água e planejamento quanto à distribuição de água por rua/bairro, pensando em conjunto com o plano diretor é claro.
No sistema político brasileiro em que os governantes podem ser trocados a cada quatro anos, ferramentas como o plano diretor são