Pão de açucar
Não se trata apenas de um emaranhado de teorias, equipamentos de última geração e siglas que fazem da logística um tema mais do que necessário. É claro que uma operação logística pressupõe a integração da cadeia de abastecimento, por meio da troca de informações, processos e operação planejada, mas o objetivo só é alcançado por meio do bom relacionamento entre indústria e varejo.
Estabelecer uma parceria entre os dois lados da cadeia de abastecimento não é uma tarefa fácil, pois a sincronia de processos logísticos, comerciais e de produção exige da indústria e do varejo uma harmonia que precisa ser constantemente ajustada. Quando o tema esbarra na questão da logística e com ela vem o dilema de decidir por um centro de distribuição ou um sistema logístico terceirizado, a escolha também não é das mais óbvias.
Contudo o Pão de Açúcar por ter uma história de crescimento, investimentos, criatividade, busca de competitividade e preocupada com a atualização tecnológica decidiu investir no setor Logístico, ou seja em Centros de Distribuição para garantir o aprovisionamento das lojas com competências e baixos custos .
Contudo iniciou na década de 90 comprando um terreno anexo ao Centro de Distribuição de São Paulo e no final da mesma década o Centro de Distribuição passou de uma área de 12.000 m2 aos 190.000 m2. Esse aumento contribuiu para maximizar a capacidade de armazenamento, aumentar a eficiência do abastecimento das lojas e ampliar sua capacidade de abastecimento de frutas, verduras e legumes. Após tudo dar certo deu continuidade aos investimentos em logística e distribuição, o Pão de Açúcar inaugurou uma nova Central de Distribuição com área de 31 mil m2,