Pão de acúcar
Ergue a doceira Pão de Açúcar em 1948,o filho Abílio Diniz logo mostrou sua missão de ajudar o pai na direção da empresa, ficando evidente a capacidade empreiteira que tinha.
Dez anos depois, os negócios começaram a se expandir com a abertura do primeiro supermercado na cidade de São Paulo, ao lado da doceira, no bairro do Jardim Paulista.
Em 1966 abriu o primeiro supermercado dentro de um shopping center no Brasil, localizado no Shopping Iguatemi, em São Paulo, e inaugurou o primeiro supermercado 24 horas do país, também na capital paulista
Na década de 70 abriu o Jumbo, primeiro hipermercado do Brasil que vendia "de alface a helicóptero
Na década de 80 fechou o círculo do varejo com novos formatos de loja criando a:
Sandiz - lojas de departamento, o Minibox, mercearias de desconto, o Superbox, loja depósito e o Peg & Faça – de bricolagem no final da década de 80, os Planos econômicos congelaram preços e o pao de açúcar enfrentou uma terrível crise.
Valentin não se conformou Vendeu imóveis, tomou empréstimos e anunciou a venda dos carros cedidos aos gerentes e diretores. Com novo posicionamento mercadológico, fechou lojas não lucrativas e vendeu as empresas coligadas. Também se aproximou dos consumidores ao criar o cargo de ouvidor, investindo fortemente no seu aperfeiçoamento operacional. A tacada final foi seduzir as donas de casa com promoções irresistíveis.
Em pouco tempo a empresa retomou a expansão através da inauguração de novas lojas e aquisição ou arrendamento de lojas e redes concorrentes.
Seguindo o lema "Cliente: nossa razão de ser", o Grupo Pão de Açúcar sempre esteve voltado para os seus consumidores, cuidando para que todo contato que ele tivesse com as suas marcas se traduzisse na melhor experiência, alimentando uma longa relação de fidelidade. Essa preocupação com a satisfação dos clientes conduziu diversas